quinta-feira, 12 de março de 2009

FÉ - Parte I


Amados,
Desejo a todos que este texto seja proveitoso para o seu conforto e enlevo espiritual. Que Deus seja glorificado em seu coração, sua mente e sua alma.
Fiquem com a Paz de Cristo que é segurança e abrigo.

Ouvindo, porém, Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgastes as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel” II Reis 5:8

Ahhhh essa passagem de II Reis mexeu tanto comigo. Arde em meu coração, queima os meus pensamentos com força, unção e poder. Que fé demonstrou esse profeta!! Que coisa linda!! Talvez eu estivesse precisando falar de fé e ouvir também!! Como em Número 11:29, Moisés fala a Josué “ ... Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta [...]”. Parafraseando Moisés e inserindo no contexto de II Reis, quem dera todos tivessem a fé de Eliseu.

A história narrada por esse versículo aconteceu porque o rei da Síria tinha Naamã, comandante do seu exército, como um grande homem, vitorioso, herói de guerra, porém leproso. E naquela época a lepra (ramseníase) não tinha tratamento, matava. Esse rei ficou sabendo, através da esposa de Naamã, que por intermédio de uma menina hebréia (que fora levada cativa de Israel), abençoada e conhecedora do Deus vivo. Essa menina conhecia Eliseu e falou à sua senhora. Fica evidente nesse trecho, que os planos de Deus estavam sendo executados, para que, apesar de Israel nessa época, ser constantemente invadida por nações vizinhas, todos conhecessem que havia um DEUS em Israel. Realmente o mover de Deus, seu projetos são lindos.

O rei mandou imediatamente uma carta para o rei de Israel, dizendo que queria Naamã curado, pois obviamente esse profeta que ficara conhecido por toda Israel seria capaz de curá-lo. Amados até o rei praticou sua porção de fé. Isso porque o SENHOR exalta os seus filhos na presença de seus inimigos. “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda”.Salmo 23:5

Ao receber a carta, o rei de Israel rasga suas vestes (keriá). Rasgar as vestes, para o judeu uma atitude de indignação contra qualquer ato abominável que maculasse ou afrontasse a santidade divina. O rei não demonstrou qualquer entendimento espiritual e desesperou-se “...acaso sou eu Deus com poder de tirar a vida ou dá-la...e vede que procura um pretexto para romper comigo(v.7). Nesse parágrafo, vemos que o rei de Israel era fraco, incrédulo e não compreendia quem era o seu Deus. Observamos em Mateus 17:20 Jesus ensinando aos discípulos o que é ter fé “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”. Com certeza o rei sírio tinha mais fé do que o rei do povo de Deus. Isso lembra algumas pessoas hoje em dia? Pastores, bispos, irmãos que parecem ser fieis, cheios de fé, porém, ao soprar do vento mais forte, desabam? Precisamos ter fé sem dúvidas, praticando-a. Outra observação nesse parágrafo é sobre a imaginação do homem. Amados, quando a nossa mente não está voltada para o bem, deixamos que o inimigo use-a e assim prevaleça sobre nossa humanidade tão frágil. A imaginação, como o Senhor mesmo disse em Gênesis 6:5 é má, precisamos com fé, seguir na vontade do Pai.

Ouvindo toda essa lamúria lamentável que já posso imaginar de desespero do rei de Israel, Eliseu responde as suas lamentações, porém, antes gostaria de ressaltar que assim como o rei e toda a raça humana (eu e vc), quando recebemos uma notícia ruim, que nos causa pavor, ou está além de nossa visão e resolução, nos atribulamos. O que é importante é mantermos o foco em Deus, pois somente através Dele é que somos justificados, assim nosso fardo, foi transferido pela morte vicária de Cristo. Por isso saiba que as tribulações se dissipam com a presença do Senhor!!

2 comentários:

  1. Olá irmã a paz,
    Realmente o que você falou no último parágrafo é verdade! Como muitas vezes nos antecipamos e nos atribulamos nas situações difíceis!:S
    Temos que ser como o salmista que em momento de muita dor perguntou: "De onde virá o meu socorro?"...mas como ele estava firmado na palavra de Deus, imadiatamente respondeu para sua própria alma: "...Meu socorro vem do senhor!" Que possamos ser assim, mesmo quando nos for tirada a visão, tudo estiver perdido e o caminho estiver escuro...lembremos que o senhor sempre nos dará a luz para possamos dar o próximo passo! Deus a abençoe, e continue sendo um instrumento usado por Deus, seja a forma q for! :) Fica na graça e paz do senhor!

    ResponderExcluir
  2. Olá queridos e queridas irmãs..estou passando só pra comunicar que meu antigo blog estav com problemas, não sei se virus ou outra coisa, então tive que fazer outro, não consegui solucionar o problema.me desculpem e peço que acompanhem meu novo blog.obrigada! Sandra Regina

    ResponderExcluir

Amados, obrigada por carinhosamente deixar uma mensagem em meu blog. Fico feliz e que o Senhor Jesus possa tocar em sua vida e assim permancer em você! Fique na Paz que somente Ele nos dá!

Autora deste espaço!!! :)

Autora deste espaço!!! :)
Sou uma mulher, mãe, esposa, filha e adoradora... Tentando todos os dias ser salva em Cristo e tentando passar um pouco dessa experiência que é a vida....