quinta-feira, 19 de março de 2009

Escolhas


Amados do Senhor,

Hoje tenho uma reflexão maravilhosa, principalmente para nós mulheres. Amo quando o Senhor me permite receber Suas respostas através de momentos devocacionais, pois assim posso compartilhar com todos, quem sabe poderá ser a sua também. Nosso amado Jesus em João 14:12 nos alertou que nós somos arautos das boas novas e que a nossa obra será grandiosas, para o reino. Para esse fim a internet é uma "mãozinha" abençoada! ehehe :), pena que alguns a deturpam. Voltando ao primordial, a mensagem de Deus! Gostaria de fazer uma reflexão sobre Gênesis 29, voltando nossa atenção para esse versículo em particular:

"De novo concebeu e deu à luz um filho; então, disse: Esta vez louvarei o SENHOR. E por isso lhe chamou Judá; e cessou de dar à luz." Gn 29.35


Pouco se fala sobre Lia, sempre ouvimos mais o nome de Raquel ligado a Jacó. Realmente Raquel era o amor de Jacó. Foi um amor gerado no primeiro encontro, sem dúvida, o amor que enchia o coração de Jacó (digo amor entre homem e mulher). Jacó sendo um homem abençoado gerou em seu tio a maledicência de ludibriá-lo para conseguir, por "transferência", pode-se assim dizer, o favor de Deus, visto que Ele estava com Jacó. Para conseguir casar com Raquel, Jacó trabalhou 7 anos para Labão e este prosperou, porém, no dia de seu casamento, foi enganado, por vários artifícios, e casou-se com a outra filha, Lia.

Lia por obediência a seu pai (naquela época as mulheres eram muito mais tementes aos seus pais), segundo interpreta-se e também por amar a Jacó, aceitou participar do engano. Não se pode saber com precisão se participou contra sua vontade ou por livre-arbítrio, o que podemos evidenciar durante toda a sua história, é simplesmente o fato das conseqüências de nossas escolhas erradas, principalmente sentimentais. Percebemos que os desejos, propósitos, sonhos, anseios, vontades de Deus para nossas vidas são sempre as melhores escolhas, ainda que demorem. Não sabemos com certeza, mas supomos que, provavelmente tenha havido inveja nessa história bíblica. Sua irmã era desejada por um varão abençoado como Jacó (que em breve teria seu nome mudado para Israel), enquanto ela ficará sozinha, pode ter motivado o coração de Lia para o caminho da escolha errada. Temos que vigiar se nossos desejos e anseios não estão pautados sobre a pedra da inveja, mentira, engano, por isso o melhor caminho a seguir vem do Senhor!

Lia casou com Jacó provavelmente achando, como a maioria das mulheres até hoje acredita, que conseguiria mudar a outra pessoa. Amadas, transformação somente Deus faz e não segundo o nosso querer, mas segundo os Seus propósitos. O amor de Jacó já estava atrelado ao de Raquel, e querer forçadamente o amor de outra pessoa lembra-me das admoestações de Paulo quanto a nos precavermos da concupiscência da cobiça em Romanos 7:7 "Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás".

O que houve com Lia foi um casamento sem as bênçãos de Deus, algo que começou errado, com enganos, mentiras. Por isso Lia é descrita como tendo olhos baços, fracos, falta de brilho no olhar, falta de alegria. É incrível também, no final poderemos observar como a história de vida do casal é semelhante. Jacó enganou seu irmão (por causa de sua mãe), sofreu as conseqüências por mais de 14 anos, sem poder voltar para casa, com medo e buscou no Senhor o seu socorro, veremos que Lia também.

Com todo o engodo, Lia devotou-se ao marido e ao casamento, porém Jacó a desprezava. Tão aterrorizador quanto o medo, amadas, é o desprezo. Este consome, destrói todas as forças, machuca a alma, principalmente, daqueles que não estão firmados na Rocha que é Deus. Talvez por ser Lia a evidência clara do engano e mentira a qual fora envolvido, Jacó a relegava. Porém, mesmo com todo esse mar de sofrimento, ela recebeu o olhar cuidadoso do Senhor. Tenho certeza que suas orações, lágrimas eram derramadas sobre sua amargura, sobre as conseqüências de seu erro, ou de seu pai (nossos pais têm responsabilidade por nos trazer bênçãos ou maldições também). Mas Deus, fiel como é, a abençoou com um filho, e ela achou que isso a aproximaria de seu marido. A principal preocupação de Lia era atrair a atenção de Jacó, porém seus planos foram frustrados, assim como o outro filho que teve, não conseguiu atrair para si o cuidado e o amor de seu esposo. O que aprendemos? O que Lia começou a perceber nesse momento? Escolhas erradas trazem conseqüências enormes para nós. O mal que fazemos para alguém somente destrói a nós mesmos. Aprendemos muito com Lia amadas! A partir desse momento, acho que ela percebeu que não teria mais condições, de suportar essa situação e que não seriam somente os desejos dela, que fariam Jacó mudar, e nada do que ela fizesse solucionaria essa situação. Quando o pecado nos esvazia, e ficamos sufocados, começamos a voltar nossas cabeças para cima, em busca de conseguirmos respirar melhor, pois nos sentimos presos e é nesse momento que enxergamos a presença de Deus, querendo entrar em nossas vidas e ceiar conosco! Recebemos sempre em nossas vidas a medida da proporção de nossas atitudes. Se eu busco a Deus recebo o melhor Dele para mim, se me afasto, permito a ação de qualquer ventania ou tempestade em minha vida. ("Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Saint Exupéry).d
Isso me lembra como Jesus nos alertou que nossos tesouros se encontram naquilo em que eu coloco todo meu coração (Mt 6:21), pois Dele procedem as fontes da vida(Pv 4:23). Enquanto o coração de Lia estava numa disputa por preferências, por ciúmes, sua vida somente era consumida, mas quando Deus lhe permitiu gerar um último filho, ela percebeu que a sua vida deveria estar direcionada para um único amor, Deus. Quantos cristãos vemos hoje, que por causa da saída de pastor fulano, ou porque irmão tal me magoou, ou por receberem e conquistarem bênçãos de Deus, se afastam? Temos que ter a consciência de que independente do que me acontecer o Senhor é o alvo da minha vida!! Amém! Então nasceu Judá ("Esta vez louvarei ao Senhor"), uma benção de Deus, pois dele sairia a linhagem messiânica, nasceria o LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ. Aleluia!! Seu coração estava voltado para Javé e ela percebeu isso ao mudar sua postura com o mundo, pois amados, somos nós que devemos influenciar o mundo e não o mundo nos influenciar.

Lia personificou a necessidade crucial de viver para Deus e de glorificá-lo acima de tudo.


No próximo post falarei sobre as lições dessa reflexão. Mas reflita sobre uma coisa, você esta no lugar que Deus quer que você esteja?


Fiquem na Paz do Senhor!!! Soli deo Gloria




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amados, obrigada por carinhosamente deixar uma mensagem em meu blog. Fico feliz e que o Senhor Jesus possa tocar em sua vida e assim permancer em você! Fique na Paz que somente Ele nos dá!

Autora deste espaço!!! :)

Autora deste espaço!!! :)
Sou uma mulher, mãe, esposa, filha e adoradora... Tentando todos os dias ser salva em Cristo e tentando passar um pouco dessa experiência que é a vida....