sábado, 2 de maio de 2009

ILUSORIAMENTE LIBERTOS OU VERDADEIRAMENTE LIVRES




Quando nos tornamos mais maduros em Cristo, deixando de lado as meninices, como Paulo apresenta em 1 Coríntios 13: 11 vemos muitas vezes que o essencial do Cristão, além do amor único e firmado em Deus é a necessidade de autocontrole e amadurecimento, para entender o que verdadeiramente é importante. Salomão disse em Eclesiastes 3:1 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. E esse tempo é trabalhado através do controle que temos sobre nossas atitudes, em concordância com o tempo de Deus. Tudo o que absorvemos através do pensar amadurecido, é transformado em conceitos, que são levados por uma vida inteira, e para outras vidas por uma vida inteira também. Por isso é necessário controlar nossas expectativas, condicionar nossas atitudes a realidade bíblica. A liberdade está condicionada ao fruto maduro em Cristo!! Somente amadurecidos somos capazes que gerar, produzir e transformar. E esse amadurecimento, não é instituído por igreja, irmão, empolgação e falação. É gerado em meio a provas, testes, dores, lágrimas e oração!! Somente em Cristo somos formados!!!

Todo aprendizado cristão, amados, é gerado em meio a dores, como o apóstolo Paulo em Gálatas 4:19 “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós”,dores de parto são dores de transformação, de edificação, de libertação e conhecimento. Deus realmente forja nosso caráter em meio a dificuldades, Ele trabalha muitas vezes sem nem mesmo percebermos. Algumas pessoas mais sensíveis conseguem notar o processo de mudança, outras só reparam quando está pronto, quando tudo se fez novo. Já notaram? Muitas vezes precisamos de alguma situação que nos teste para percebermos que mudamos, ou que alguém nos diga ‘nossa como você mudou’, daí conseguimos visualizar a diferença, daí conseguimos refletir sobre nós mesmos.
Ouvi hoje uma frase do Pedro Bial, que me deixou maravilhada, não era com essas palavras, mas o significado era assim: “somente somos verdadeiramente livres quando conhecemos a nós mesmos”. Será que isso já não havia sido dito há séculos e séculos atrás? Sim claro, só que de forma diferente. João relata uma afirmação preciosa no capítulo 8 versículo 36 “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Por que vejo semelhança nessas duas afirmações? Porque quando entregamos nossas vidas a Jesus, o Filho de Deus, acabamos percebendo, enxergando o que nos falta, o que não presta em nossas vidas, é como Paulo nos diz “Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará” em 2 Coríntios 3:16. E é a partir daí que nos conheceremos melhor, reconhecendo a semelhança de Deus presente em nossas vidas, e isso amados é extremamente importante. Hoje vemos pessoas cometerem atrocidades contra suas vidas, contra a vida de pessoas queridas, contra a vida do próximo. Vejo tanto sofrimento, tanta tristeza, tanta dor. Vidas sendo devastadas por bebidas, drogas, crianças abandonadas, destruídas, usadas e o que estamos fazendo? Somos cada vez mais inteligentes, modernos e liberais, mas onde está à liberdade que nos livra dos males? Ou queremos o mal? Queremos ser prisioneiros de bandidos e maníacos? Por que é importante sermos livres? Por que é importante o autocontrole? Vivemos em um mundo com padrões totalmente distorcidos, não é? Vivemos em um mundo da era da LIBERDADE. Mas que liberdade é essa que nos aprisiona? Que liberdade é essa que nos coloca padrões desmoralizados, monstruosos? Que nos cobra mais e mais, mas não mais ética, mais corrupção, não mais amor, mais vulgaridade, não mais respeito, mas armamento? Quem hoje pode dizer que é livre? Poucos, não é? Afinal somos seres naturalmente caídos, sim caídos, a nossa carne é pecadora, há quem discorde, mas esse também não pode jogar a primeira pedra. Então se somos todos iludidademente livres, como ser verdadeiramente desprendidos do jugo?

Antes de conhecer e ler a palavra de Deus (Bíblia) eu achava que era livre! Eu achava que era dona da minha vida! Eu achava que aprisionados, bitolados eram os que andavam com a bíblia para cima e para baixo, que condicionavam tudo em suas vidas a Deus! Sim eu achava que era feliz, hipocritamente eu era feliz!! Na frente dos outros, eu era legal, desenrolada, linda, tinha quem eu queria, sai para paquerar, saia para tomar todas, fumava duas carteiras de cigarro e no dia seguinte.... Ahhhh!!! Amados, acordava arrasada, péssima, derrotada. Se eu melhorasse no domingo, quando lembrasse ia a “missa”, se desse, se não tivesse um compromisso melhor!!!! É verdade!! Eu achava que deveria se distinguir, onde há momentos para Deus e há a minha vida, uma não estava inserida na outra. Que boba eu era!! Mas Ele tinha uma data marcada para me encontrar!! E é ai que entra o ser verdadeiramente livre. Quando eu via uma amiga “crente”, falava dela, mas em meu coração achava linda a forma de agir, de falar, enfim a forma de um cristão!! Mas não confessava!! Jamais!! Eu era livre, mas só se tivesse meu cigarro, amigos em volta, balada, porque senão ficava triste, deprimida! Se eu não saísse no final de semana para farrear, achava que ninguém me amava que nada prestava, enfim, “EU ERA LIVRE”!! Que amarga ilusão, porque eu não me conhecia, eu não sabia qual era a minha essência, eu tinha um vazio tão grande, que bebida não supria cigarro também não, farra muito menos, amigos somente amenizavam ou ajudavam a piorar, nada resolvia daí o dia chegou... é como orienta o salmista no Salmo primeiro, “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. Encontrei o que verdadeiramente me libertou o que me deu a oportunidade de me libertar de tudo, antes eu ficava triste sem motivo, hoje eu fico feliz sem motivo, quer dizer com motivo. Paulo em uma de suas cartas nos afirma que todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas nos convêm. Todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas nos edificam.

Quando falo de liberdade e de autocontrole quero falar de fazer o bem a nós mesmos. Porque Jesus quando questionado falou que os dois grandes mandamentos eram amar a Deus e ao próximo? Como a si mesmo? Porque ele conhece nossa natureza!! E ele está querendo dizer que somente o amor de Deus é capaz de nos preencher de uma forma tão tremenda que nos amaremos e assim seremos capazes de amar o outro. Goethe brilhantemente afirmou que “Ninguém é mais escravo do que aquele que se considera livre sem o ser” (Egos despóticos). E essa liberdade somente renasce à medida que nos conhecemos, voltamos a nossa origem, ao nosso Criador que é Deus!!

Um dos últimos grandes filósofos dos princípios da era moderna Kant afirmou “O coração humano recusa-se a acreditar num universo sem uma finalidade”. E é verdade como diria Chesterton “Desde que os homens deixaram de crer em Deus, não se nota que se tivessem tornado descrentes em tudo, mas sim que acreditam em tudo”. Acredita-se em astros que nos designam signos e predizem a nossa sorte, em duendes, em ET, mas num Criador? Não existe não... Fim do mundo? Também não. Julgamento? Juízo de Deus? Que nada!! Morreu,morreu! Vamos curtir, fazer o que der na telha, beijar 15 numa noite, sair com 10, ter 2 namorados(as) e o mundo vai seguindo nesse caos e transtorno, e Deus? Quem o busca? Ele não existe!!!! Mas sempre está em nosso clamor quando algo de ruim nos acontece, não é? É somente nesses momentos que muitas pessoas perdem o véu que João nos fala e começam a enxergar um Criador amoroso, pai, amigo, mas juiz justo!!

Independente de religião ou de crença a única verdade em que acredito está na Bíblia Sagrada e chama-se Jesus Cristo o filho de Deus!! O único livro que não se contradiz, ao contrário se complementa, e que brilhantemente responde a todas as minhas questões e transforma a minha vida!!!

Deixo-vos irmãos com uma frase de Dostoievisky “Amar alguém significa ver essa pessoa como a Deus a concebeu”.


Graça e Paz de Cristo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amados, obrigada por carinhosamente deixar uma mensagem em meu blog. Fico feliz e que o Senhor Jesus possa tocar em sua vida e assim permancer em você! Fique na Paz que somente Ele nos dá!

Autora deste espaço!!! :)

Autora deste espaço!!! :)
Sou uma mulher, mãe, esposa, filha e adoradora... Tentando todos os dias ser salva em Cristo e tentando passar um pouco dessa experiência que é a vida....