quinta-feira, 16 de abril de 2009

Como devemos nos portar?

Amadas irmãs,

Tenho ultimamente levantado em minha cabeça, muitas questões quanto o comportamento de mulheres cristãs. Como convertida a um ano, de acordo com a graça de Deus, tenho aprendido diariamente como me portar, me vestir. Não é nada fácil, pois vivemos em um mundo cada vez mais corrompido, e dessa forma até o padrão de nossas roupas torna-se complicado. Nós cristãs, somos criticados de todas as formas, se nos vestimos com saias longas, se distoamos do pradrão secular é porque a igreja "dos crentes" nos obrigam a ser assim e se não nos vestimos nesse padrão "de crentes" somos julgadas, "tá vendo,olha a roupa, e diz que é crente". É irmãs, não é fácil, principalmente para as mais jovens, que ainda não tem tanto discernimento. Vejo nas igrejas, algumas meninas que as vestes são tão sensuais que as deixam feias. Não estou julgando não, de forma alguma, nem poderia, pois muitas vezes, antes no mundo me vestia assim, quando mais nova principalmente, achando muitas vezes que uma roupa curta era sensual, mas na verdade, sempre me senti deslocada com roupas assim, mas tinha muitas vezes que vesti-las porque era "comum", todo mundo vestia e era o que "chamava atenção" dos rapazes. Não gostava muito não, sempre fui mais a favor de um vestidinho longo, mas vesti-as muitas vezes.
Fico triste hoje, em ver que essas meninas, mesmo tendo e ouvindo a Palavra de Deus continuam a buscar a sensualidade na exposição e não na preservação do corpo. Sei que muitos fatores, como financeiro, social e até cultural influenciam, por isso acho necessária a discussão quanto a essa situação. Acho necessário com amor influenciarmos as outras irmãs para que elas conheçam a luz da Palavra, como ser bonita realmente.

Vejam o que um colega blogueiro escreveu...

"O dicionário Michaellis diz o seguinte:.
"discrição - dis.cri.çãosf
(lat discretione) 1 Qualidade daquele ou daquilo que é discreto. 2 Qualidade de
quem sabe guardar segredo; reserva. 3 Ato de discernir; capacidade para
discernir; discernimento. 4 Circunspeção, prudência. Cf com descrição". .
Lá,
no começo das Escrituras Sagradas, no livro de Gênesis, quando o casal caiu em
pecado de desobediência, o Criador lhes deu o que vestir.Provérbios 11.22 nos
diz o seguinte: "A mulher bonita que não é discreta é como jóia de ouro em
focinho de porco".
Em 1ª Timóteo 2.9, encontramos o seguinte: "Do mesmo modo,
quero que as mulheres se vistam com decência, modéstia e discrição..."
Fazendo apologia daquela máxima de que o que é bonito precisa ser mostrado,
algumas pessoas afirmam que a sensualidade está na cabeça das pessoas. Esta
conclusão está acertada. Mas, é exatamente por este motivo que as Escrituras
Sagradas pedem discrição. As pessoas indiscretas alimentam o desejo das mentes
carnais. Quem é espiritual não presta serviço como pedra de tropeço para
ninguém.
A sensualidade não edifica. Isto é óbvio demais, e mesmo assim há
quem não perceba.
É necessário existir pudor. Mas, hoje, neste mundão atual,
sem Deus, a cultura machista incentiva as mulheres a se colocarem na posição de
cultuadoras do próprio corpo. Faz com que elas se sintam bem se
mostrando.
Resultado:
1 - Elas vão às academias de ginásticas e malham de
maneira exagerada;
2 - Elas vão aos cirurgiões plásticos sem necessidade
física para ir;
3 - Quase moram dentro dos salões de cabeleireiros.
Por
quê? Para depois mostrarem o seu corpo ao mundo masculino! As revistas sexistas
mostram mulheres que estão dentro deste ciclo louco que as fazem ser um produto
da apreciação de homens, fazendo com que pensem que precisam da aprovação
coletiva deles.
Este ciclo faz parte da cultura antropocêntrica da metade do
século XX e começo do XXI. E, infelizmente, com o advento da internet (que é uma
bênção quando usada com sabedoria), algumas garotas adolescentes e adultas fazem
uso do recurso da comunicação em massa para suprir a falta de capa na revista
Playboy".
Eliseu Antônio Gomes

2 comentários:

  1. Olá amada irmã, graça e paz,

    Seu texto traz uma realidade que tem acompanhado a igreja há muito tempo, mas confesso que a cada dia mais torna-se "comum" se vestir e se portar como as pessoas do mundo fazem. Com essa expansão do "Gospel", tudo é permitido, tudo é relativo. Não sou a favor de para me identificar como cristã devo usar uma saia nos pés, cabelos cumpridos e uma hipocresia sem fim. Sou a favor de uma maneira de vestir para glória de Deus, uma vez vi um pregador questionar as irmãs que estavam na igreja perguntando: " Queridas irmãs, por acaso quando vocês estão em frente ao espelho se arrumando para ir a igreja, vocês perguntam a si mesma se o senhor está se agradando? Ou vocês se arrumam pensando nos elogios que irá receber, e dos olhares masculinos que irá seduzir?" Compreendi que ele estava deixando claro que somos espirituais e que tudo que fazemos tem que ser espiritual! Temos que tomar cuidado com o vestir (isso não quer dizer que não posso vestir algo que está na moda, sendo decente não vejo problema), temos que tomar cuidado no falar, no agir, até mesmo no olhar, mas ao fazer isso temos que tomar cuidado também no julgar, é o acontece com muitos de nós, infelizmente!Somos embaixadores de Cristo aqui na terra, estamos de passagem, mas estamos aqui representando o nosso Deus, e nós como essas mulheres que representam Jesus, temos que ter sabedoria em tudo que fazemos!Sem Hipocresias através de roupas que aparentam minha religiosidade, mas através de um coração totalmente obediente e apaixonado por aquele que é simples em tudo que faz, o nosso querido Aba! :)

    Irmã seu texto está maravilhoso, atual, me empolguei rsrs por isso escrevi tanto!rsrs Deus abençoe, fica na paz do nosso amado senhor! ;)

    Dayanna Fonseca.

    ResponderExcluir
  2. Paz e Graça Querida,
    Sim realemente é um tema bastante atual e necessário ser debatido, não com julgamento, comoacontece muitas vezes, mas como irmãos. É o que proponho nesse texto, como irmão devemos sempre orientar com zelo e amor o próximo,pois devemos atender ao chamado de Cristo, para que sejamos mulheres virtuosas, belas,porém discretas. Acho importante que irmãs com mais tempo de fé orientem as outras em como sermos virtuosas, despindo-se da hipocrisia e preservando assim o testemunho santo de Cristo refletido em nós. Lógico que com amor em tudo.Fico alegre que tenha agradado,e devemos propor diálogos assim. Devemos mudar algumas visões do que é ser verdadeiramente cristão.Mudar com amor!!! Bjs eque o Senhor te cubra com sua Shekiná.... Shalom

    ResponderExcluir

Amados, obrigada por carinhosamente deixar uma mensagem em meu blog. Fico feliz e que o Senhor Jesus possa tocar em sua vida e assim permancer em você! Fique na Paz que somente Ele nos dá!

Autora deste espaço!!! :)

Autora deste espaço!!! :)
Sou uma mulher, mãe, esposa, filha e adoradora... Tentando todos os dias ser salva em Cristo e tentando passar um pouco dessa experiência que é a vida....