quarta-feira, 8 de abril de 2009

Páscoa - Judaica e Cristã


Vamos entender de onde vem o nome Páscoa. Como origem temos essa palavra retirada de uma festa judaica. A palavra páscoa vem do hebraico Pessach que significa passagem. Sabemos nós cristãos a diferença entre a páscoa judaica e a nossa. Na verdade, acredito que devemos em nossos corações agradecer a Deus pelo motivo das duas celebrações, pois se não fosse a primeira a segunda não teria acontecido. Quem tem a oportunidade de estudar a maravilha que é a Palavra do Senhor, pode perceber e entender todos os projetos, sonho de Deus para seus filhos.

A Páscoa Judaica é o nome do sacríficio executado em 14 de Nissan segundo o calendário judaico e que precede a Festa dos Pães Ázimos (ou asmos) (Chag haMatzot). Geralmente o nome Pessach é associado a esta festa também, que celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narrado no livro de Shemot (Êxodo). De acordo com a tradição, a primeira celebração de Pessach ocorreu há 3500 anos, quando de acordo com a Torá(Antigo Testamento Judeu), Deus enviou as Dez pragas do Egito sobre o povo do Egito. Antes da décima praga, o profeta Moisés foi instruído a pedir para que cada família hebréia sacrificasse um cordeiro e molhasse os umbrais (mezuzót) das portas com o sangue do cordeiro, para que não fossem acometidos pela morte de seus primogênitos.
Chegada a noite, os hebreus comeram a carne do cordeiro, acompanhada de pão ázimo e ervas amargas (como o rábano, por exemplo). À meia-noite, um anjo enviado por Deus feriu de morte todos os primogênitos egípcios, desde os primogênitos dos animais até mesmo os primogênitos da casa do Faraó. Então o Faraó, temendo ainda mais a Ira Divina, aceitou liberar o povo de Israel para adoração no deserto, o que levou ao Êxodo.
Como recordação desta liberação, e do castigo de Deus sobre Faraó foi instituído para todas as gerações o sacríficio de Pessach.
É válido lembrar que a Páscoa é a passagem do anjo enviado do Senhor pelo Egito para que assim o Seu povo pudesse sair da escravidão de 400 anos.

A Páscoa Cristã é a celebração da ressureição de CRISTO JESUS, para que assim possamos ser SALVOS. É a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação (Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes. Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.
A última ceia partilhada por Jesus e pelos discípulos é considerada, geralmente, um “seder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos atermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pesach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta festividade.

EM TODAS AS FESTAS DEVEMOS LEMBRAR QUE TODAS SÃO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR!!! AGRADEÇAMOS A JESUS POR SER O NOSSO CORDEIRO, POR DERRAMAR SEU SANGUE POR NOSSAS TRANSGRESSÕES E POR INTERCEDER POR NÓS A TODO MOMENTO. ELE É O ÚNICO QUE PODE FAZER ISSO!

Fiquem na PAZ E GRAÇA do Senhor!!

Um comentário:

Amados, obrigada por carinhosamente deixar uma mensagem em meu blog. Fico feliz e que o Senhor Jesus possa tocar em sua vida e assim permancer em você! Fique na Paz que somente Ele nos dá!

Autora deste espaço!!! :)

Autora deste espaço!!! :)
Sou uma mulher, mãe, esposa, filha e adoradora... Tentando todos os dias ser salva em Cristo e tentando passar um pouco dessa experiência que é a vida....