sexta-feira, 5 de junho de 2009

MULHER VIRTUOSA


Por muito tempo quis entender o que Salomão em Provérbios 19:14 quis dizer “Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com a próprias mãos”. Talvez ainda tenha muito que descobrir visto que ainda não sou casada e aguardo em Deus seus propósitos. Porém se formos definir a palavra sabedoria, podemos entendê-la como prudência. O que é ser prudente? Acredito que seja antever o problema, não deixar que este chegue, prepara-se para enfrentá-lo. A mulher tem um papel de vital importância desde o princípio da criação do mundo. Nós somos como o Senhor nos chamou em Gênesis 2:18, auxiliadoras ou ajudadoras do homem. Sim, somos feitura de Deus, logo importantes para os planos de Deus e devemos saber qual nosso papel em relação a nossa casa.

Com as péssimas e hipócritas interpretações da bíblia, alguns infiéis têm deturpado o entendimento do que o Senhor afirmou e submeteram as mulheres a humilhações. Paulo afirma em Efésios 5:22 “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor”. Sujeitar e submeter é reconhecer que o homem é o “cabeça” do casamento, que devemos entender que foi dada a ele a autonomia de tomar decisões e a mulher a aceitá-las. Mas o que não foi compreendido por muitos é que ela não deve ser ignorada, mal tratada, relegada a segundo plano. Não há para Deus diferença, tanto que por diversas vezes, Jesus enalteceu,protegeu e orientou as mulheres. Para que a mulher seja sábia há a necessidade de um companheiro como Salomão evidencia em Pv 31:11, 28 “O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.”. Ou seja, o homem deve amar a sua esposa, tratá-la com carinho, fazer dela o seu louvor, a sua gratidão ao Senhor. “Mulher virtuosa que a achará? O seu valor excede ao de finas jóias” v.10, ou seja, nota-se que é necessário um consenso, um respeito e um zelo das duas partes.

O casamento não pode ser visto como disputa, fuga, desespero, onde um manda e o outro obedece. Faz-se necessário definir quem faz o que, quem é responsável por cada compromisso para a comunhão com o Senhor. O casamento é comparado na bíblia, ao relacionamento de Jesus com a sua igreja, onde Ele é a cabeça, e nós o corpo, logo devemos entender que um não funcionará corretamente sem o outro.
Ora Deus descreve a mulher sendo sábia e não o homem, a mulher torna-se espiritualmente, sem inferioridade, auxiliadora do homem no papel de obedecer a Deus e dominar a terra. A mulher tem sobre si a tarefa de multiplicar-se, como uma amiga e motivadora da família. Porque você acha que Deus nos fez tão sensíveis, choronas e intuitivas? Para que pudéssemos aplicar essa qualidades em nossas vidas familiares. Nós não temos posição inferior ou superior ao do homem, mas diferentes. Cada um fazendo parte do plano divino. A mulher sábia entende que não há edificação com contendas, não há prudência em ser feminista ao extremo. O feminismo nasceu como uma reposta a má interpretação de homens ignorantes e hipócritas, que julgam ser melhores, quando são feitos da mesma matéria e serão pó da terra novamente quando morrerem.
O casamento é a mais valiosa instituição formada por Deus, pois ela reflete e lembra nosso relacionamento com Ele. Infelizmente hoje a idéia de amor e compromisso está atrelada ao ‘beijar muuuuito, ao vou casar se não der certo separo’. Más escolhas refletem relacionamentos fracassados. Ouvi ontem uma entrevista com um casal, ambos jovens pastores, e eles relatavam sobre a idéia de casamento e sobre o seu casamento. A bíblia nos formata em diversas passagens sobre o proceder no namoro, no noivado, no casamento, e nos direciona a tomar uma escolha debaixo da certeza da oração respondida.
Durante o namoro há o respeito, o conhecer melhor, não o conhecer melhor físico, onde partes importantes do relacionamento são antecipadas, gerando péssimas escolhas e decisões sofridas, como filhos de casais que nem se casaram, onde não há a constituição da família, gerando modelos distorcidos muitas vezes de lar. Esse casal relatou que cada um, durante o namoro, prestou atenção sobre como o outro se portava em diversas situações, com crianças, com os pais, com amigos, nas dificuldades, na doença, enfim avaliando mesmo as atitudes, e em oração pedindo a direção certa para seu relacionamento. Hoje tudo isso é careta, é ridículo e acarreta muito trabalho. O melhor é conhecer ontem, engravidar hoje e quem sabe casar amanhã.
A mulher sábia que edifica a sua casa, sabe o tempo certo de todas as coisas, de conhecer, de falar, de tratar e principalmente sabe que a escolha certa, leva a paz e sossego, refletindo o relacionamento de uma só carne em Deus. Sabe que edificando e solidificando sua vida em Jesus, não terá sua casa desmoronada por qualquer simples ventania, pois ela está plantada junto a ribeiros, como diz o Salmo 1, na rocha que é Deus.
A mulher tola destrói tudo o que tem, não por motivos externos, mas por si própria, com suas próprias mãos como afirma a frase de Salomão. Ela desconhece o que possui, por isso destrói. Se não soubermos o que é jóia e o que é bijuteria, como valorizar a cada um com o seu valor? Acho interessante quando vejo algumas pessoas falando um ditado mais ou menos assim “só sabe o valor de alguém quando perde”. É a pura verdade!! Às vezes precisamos ver que alguém deu valor, ou precisamos ficar sem, para ver que alguém tem valor, não é? Não a mulher sábia!! Essa edifica, lembre-se!!!. Ela examina o seu coração e o coloca na presença de Deus, para saber como proceder. Ela consulta a Palavra e coloca em prática o que aprende.
Entenda que precisamos sempre querer o melhor, citando uma outra frase de sabedoria popular, mas nesse caso não acho que seja sabedoria não, diz assim “ruim com ele,pior sem ele”. Se você esta em Cristo e busca Nele os caminhos para sua vida, queira o MELHOR e não o bonzinho. Você não foi feita para ter uma vida medíocre, você é feita ou feito para vencer, Jesus não escolheu os cravos em vão, não menospreze esse sacrifício. Acredite nos relacionamentos edificados em Jesus Cristo, orientados por Ele e enviados como bênçãos. Seja sábia e o homem seja gentil atrelando o seu coração ao da esposa, para refletir a imagem de Deus.

Somente o SENHOR é Deus!!

10 comentários:

  1. Não sei como lidar com isso ta sendo muito difícil pra mim isso parece um peso ou até mesmo uma obrigação... Uma mulher sábia edifica a sua casa... e tudo que de ruim acontecer de errado é culpa dela, e o esposo onde fica? o que faz?
    Meu esposo não é envagélico e isso tudo que venho aprendendo na igreja ta me fazendo uma nova muller mais é triste não ter em casa a sabedoria e o entendimento do meu esposo sobre as obrigações dele e o entendimento sobre eu como a esposa.

    ResponderExcluir
  2. MEU DESEJO DE CORAÇÃO É SER UMA MULHER VIRTUOSA!QUERO MUITO AJUDAR MEU ESPOSO EM TUDO QUE ELE PRECISAR, SER BOA MÃE E SER UMA ÓTIMA DONA DE CASA, MAIS PRECISO MUITO DE ORAÇÃO PARA QUE DEUS ME CONCEDA ESA VITÓRIA! EU NÃO QUERO SER A QUE COM AS PRÓPRIAS MÃOS DESTRÓI SEU LAR. POR FAVOR OREM POR MIM E POR MEU LAR!

    ResponderExcluir
  3. O meu espirito clama para ser a Mulher Virtuosa, a Mulher segundo o coração de Deus.

    ResponderExcluir
  4. O que mais quero é ser assim essa mulher que vc relata.... Mas não seu como??? Clamo ao Senhor que derrame essa sabedoria que vem DELe... para saber lidar com a investidas do inimigo no meu dia dia para Roubar, matar e destruir tudo que JESUS deixou de Herança na cruz....obrigado

    ResponderExcluir
  5. amei ter achado esse site pq é algo de Deus p\quem mas de Deus!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do Comentario post ado sobre "Mulher Sabia".Faço minha as suas palavras.TODA vez que alguem prega essa palavra, me sinto a pior das pessas da terra.Pois sou divorciadaa.

    ResponderExcluir
  7. Nossa é muito difícil ser uma mulher sabia,ainda mais nos dias de hoje, onde o homem não respeita a mulher, mais creio que não impossível, se buscarmos a sabedoria em Deus, Deus dará instruções para lidar com cada situações que acontece em nossas vidas... Sou divorciada e nem por isso deixo satanás brincar com minhas vida, hoje tenho orado pra Deus me dar sabedoria antes de casar, pra que quando Deus me entregar meu marido eu possa realmente ser uma mulher sabia.
    Gostei muito do texto onde fala sobre o namoro, noivado e o casamento, muitas coisas irei aplicar em minha vida.

    ResponderExcluir
  8. Que bom querida fico feliz.por todos que aqui vem colaborar com o blogue é serem trocados pelo espírito santo...Fica na paz

    ResponderExcluir
  9. Que bom querida fico feliz.por todos que aqui vem colaborar com o blogue é serem trocados pelo espírito santo...Fica na paz

    ResponderExcluir
  10. Nenhuma outra visão de mundo valoriza mais as mulheres que o Cristianismo.
    Quando uma sociedade ou movimento encabeçado por mulheres ignora essa realidade e passa a buscar privilégios e um padrão de vida que não condiz com a conduta cristã, se torna diabólico e destrutivo para as próprias mulheres. O exemplo ápice disso é o movimento feminista. O feminismo é um movimento socialista anti-família que encoraja mulheres a deixarem seus maridos, matar seus bebês e se tornarem lésbicas. O que promete liberdade, no fim só entrega miséria e escravidão. "Em verdade, em verdade vos digo: todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado". (João 8:34).

    ResponderExcluir

Amados, obrigada por carinhosamente deixar uma mensagem em meu blog. Fico feliz e que o Senhor Jesus possa tocar em sua vida e assim permancer em você! Fique na Paz que somente Ele nos dá!

Autora deste espaço!!! :)

Autora deste espaço!!! :)
Sou uma mulher, mãe, esposa, filha e adoradora... Tentando todos os dias ser salva em Cristo e tentando passar um pouco dessa experiência que é a vida....