terça-feira, 18 de agosto de 2009

O que é vida boa?

Prezados e queridos amigos e irmãos em Cristo !! Paz do Senhooooooooor!!
Nooooooossa que saudadesssss de escrever aqui!! Como sempre minha nada calma vida e agora mais maluca ainda (no melhor dos sentidos) me impede de chegar até aqui!! Não que eu não queira, muito pelo contrário!! Tenho escrito mensagens para postar,mas falta tempo!!
Aliás, se virem erros de português tem 2 explicações: - Não tive tempo de corrigi-los, pois estou escrevendo aqui mesmo,sem revisão ou é porque não estou nem um pouco atualizada com as novas normas de escrita!!hehehe To ficando véia!!

Como tudo corre mais depressa hoje em dia!! Tudo muda muito rápido, evolui em uma velocidade absurda!! É o Senhor que está voltando!!

Queridos, hoje pretendo não me estender, pois estou com muita coisa para estudar, mas meu coração estava agitado,para deixar uma mensagem de amor para todos,pois saiu quentinha do depósito de amor de Deus em meu coração!!

Tenho estudado em psicologia humanista, sobre diversos assuntos, autores e teorias, que confesso gente, tem que ter muita fé!! Me chama a atenção, que a grande maioria dos precursores das psicologias, seja psicanálise, humanismos ou behaviorismo, tem em comum um conhecimento profundo, cultural ou descendente de teologia, cristocentrismo ou apenas judaico. Os pais de todos os grandes pensamentos filosóficos, que epistemologicamente compõem a psicologia são judeus como Freud, luteranos como o humanista Frederic Nietzsche, Carl Gustav Yung,criador da psicologia analítica, cujo pai era Reverendo, Soren Kierkegaard, pai do existencialismo, teólogo e tantos outros aqui não citados. Me chamou a atenção pois como cristã anelo encontrar sempre e em tudo a presença de um Deus soberano e criador. Porém de todos os grandes precursores da psicologia, somente em Kierkegaard encontrei uma visão holística da fé e do homem, do crer como do ver!! E me questiono como e onde foram perdidos e mudados os rumos desses homens brilhantes porém descrentes de um Deus que antes lhes era talvez e ao menos estudável. É claro que o contexto histórico influencia, bem como cultural, e psicologicamente falando,seus recalques, suas impressões de aqui agora,ou mesmo seu comportamento, enfim, perfazendo todas as linhas teóricas, o que meu olhar cristão detecta é falta INTIMIDADE, FÉ e principalmente falta DISPOSIÇÃO para crer em algo que está além da genialidade do homem. Estudando sobre o humanismo, uma pergunta me foi feita em sala e fiquei divagando por "associação livre" sobre isso e resolvi compartilhar. Não é nada muito brilhante, porém ai vai!! Ah!! Pretendo continuar trabalhando esse assunto e gostaria de aguçar sua opinião para junto comigo descobrir mais sobre o assunto:

O QUE É VIDA BOA?
O que há na vida se não o bem? O que te faz mais feliz (não vale o Pão de Açúcar tá) senão o que me faz mais feliz amando ao meu Deus e ao meu próximo? A corrente humanista da psi (vou chamar a psicologia assim,ok) me fala que quando eu resolvo me fazer bem eu tenho que fazer o outro bem, eu deixo a dor quando eu resolvo os meus conflitos. Alguma semelhança com o que o Senhor nos ensinou nesses dois mandamentos? Se eu respeito a mim e ao meu próximo, logo eu aprendo que se algo me deixa mal, eu primeiramente não me sentirei bem, logo algo não está certo e isso nós sabemos que não é aceitável ao Senhor " Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta"Mt 5:23-24 O que significa, viver bem!
Viver bem para mim é ser bem amado e se amar bem, é tudo o que é bem feito, pois é feito com prazer e se não ficar bem feito, ainda assim é viver bem porque é feito com o bem! Bem respeitado, bem amigo, bem fortalecido de fé em Deus, bem querido, bem quisto,bem analisado, bem estudado, bem sofrido sim, pois a dor acende a nossa fé " E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo". 2 Co 12:9, bem resolvido, bem alimentado. Vida boa é do bem!! Vida boa é de Cristo. Jesus foi um homem que viveu bem, sem os conceitos superfluos, mas humanizado em sua fé, em Deus! Ele venceu!! Quer melhor "vida boa" do que vencer?
Viver é passar por experiências que nos trazem algo de bom,porém tudo é absoluto e tudo é relativo! Nosso querer (sentimento) é absoluto, permanente, mas o querer objeto, desejável é relativo, passageiro, transitório. Isso me faz compreender muito melhor o que Jesus nos diz: " No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" João 16:33.Percebo que o meu querer transitório me leva a aflição, mas o meu querer permanente, que é a salvação, esse me dá bom ânimo, por causa de Jesus. Vejam como a psicologia pode ajudar um cristão a entender as pequenas coisas, as coisas que não são, para dar valor as que são.
Somos criaturas sublimes, complexas,imperfeitas, santas, santarronas, culturalizadas, recalcadas, traumatizadas, trabalhadas e amáveis. Somos aquilo para o que Deus nos destinou. Há correntes que pregam o evolucionismo como forma absoluta de estudo para se tentar entender o homem, e pregam a completa ausência do criacionismo, o que me deixa triste e intrigada, mas recorro ao evangelho e encontro Jesus conversando com Tomé após a ressureição, que diz, "feliz do homem que não precisa ver para crer!! Oh Jesus maravilhoso!! Glória a Deus!! Pena que a sabedoria finita do homem, já diz o humanismo "homem finito", seja arrogantemente pequena e pobre de uma infinidade de dons divinos.
Somos um todo cheio de afirmações e negações. Pólos positivos e negativos. Levantamos, caímos e levantamos novamente, porque não? Para aprender a andar é preciso talvez tropeçar, cair! Há os que desistem da luta, esse esquecem de trabalhar o espírito, esquecem de um Deus criador do amor, do perdão e da cura. Talvez por não saberem, não entenderem ou não ouvirem esse Deus, por isso não devemos esquecer das 3 palavrinhas de Jesus, em qualquer lugar e a qualquer hora: IDE , PREGAI e EVANGELHO!
Não esqueçamos que vida boa é resultado da metodologia contrária a vida ruim. O que digo com isso? Aprender com os erros... e principalmente o que foi falado no princípio, concertá-los.
Estamos em processo, não podemos ficar parados, como diria Nietzsche " Quem alcançou em alguma medida a liberdade da razão, não pode se sentir mais que um andarilho sobre a Terra". Como O andarilho, precisamos entender a vida boa de nossas vidas, subjetivamente, mas respeitando sempre o outro em nossas vidas boas!!
Creia na subjetividade da sua vida ligada a dois pólos: ao próximo, que é resultado também de nossas vidas e somos deles resultados e de um ser Criador, Senhor e salvador, Jeová!!
Que Jesus o Cristo, ressureto para nossa redenção e Senhor para nossa também salvação esteja hoje operando em sua vida a dar-lhe a melhor vida boa possível, a vida em paz, a que excede a todo entendimento.
SHALOMMM!!

Um comentário:

  1. Olá adriana, encontrei teu trabalgo (blog) pelo site de pesquisa da google... Uma benção...

    Comentando sobre o artigo, de fato, infelizmente não é de hoje que as pessoas querem ser donas de suas vidas, caindo na petulância de fazer exigencias do que é ter uma ''vida boa'' ... esquecendo-se de que ''só tua graça mes basta''...

    Paz do SEnhor...
    caso queira me visitar:
    www.andrereflexoes.blogfacil.net

    ResponderExcluir

Amados, obrigada por carinhosamente deixar uma mensagem em meu blog. Fico feliz e que o Senhor Jesus possa tocar em sua vida e assim permancer em você! Fique na Paz que somente Ele nos dá!

Autora deste espaço!!! :)

Autora deste espaço!!! :)
Sou uma mulher, mãe, esposa, filha e adoradora... Tentando todos os dias ser salva em Cristo e tentando passar um pouco dessa experiência que é a vida....